R: Jose de Campos Camargo 75, Jardim Bandeirantes, Piracicaba / SP.

Seguidores

sábado, 30 de janeiro de 2010

As consequências dos pecados de Davi


Existem muitas divergências entre a Bíblia e a Ciência, mas em muitos casos a própria Ciência, serve para comprovar e completar a veracidade e eficácia da Palavra de Deus. Um bom exemplo disto é a terceira lei de Newton, a lei da ação e reação, que diz que "a toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentidos contrários".Toda ação gera uma conseqüência, quando fazemos o BEM, recebemos coisas positivas, mas quando pecamos, pagamos um preço pelo erro. A correção seja qual for à proporção do castigo é certa e necessária. O Senhor fará a justiça mesmo que nós não concordemos.

O castigo de Davi por enumerar, fazer o censo do povo

Mandou, pois, o SENHOR a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens (Crônicas. 21:14). Deus castigou a Davi e a Israel, por conta do seu orgulho, por se vangloriar das suas conquistas, das suas vitórias e pela descriminação feita aos homens não guerreiros do povo de DEUS.

Davi também foi castigado pelo adultério e assassinato cometido

Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
(ll Samuel. 13:9-12)


Por causa de sua transgressão o mal caiu sobre a Casa de Davi!

Houve um incesto entre seus filhos. Amnon amou e desejou sua irmã Tamar, Certo dia, por intermédio de um horrendo conselho de Jonadabe seu amigo, fingiu-se de doente e pediu a seu pai Davi, que Tamar sua irmã viesse a cuidar dele.
Quando Tamar veio a sua casa, Amnon usou de força para deitar-se com sua irmã e a vergonha imposta a ela foi ainda maior, porque depois do ato consumado, ele a desprezou e mandou Tamar ir embora com vestes coloridas, que simbolizavam a virgindade das filhas do rei. E este fato despertou tristeza no rei Davi e ódio e sede de vingança em Absalão.

Então Tamar tomou cinza sobre a sua cabeça, e a roupa de muitas cores que trazia rasgou; e pôs as mãos sobre a cabeça, e foi andando e clamando.
E Absalão, seu irmão, lhe disse: Esteve Amnom, teu irmão, contigo? Ora, pois, minha irmã, cala-te; é teu irmão. Não se angustie o teu coração por isto. Assim ficou Tamar, e esteve solitária em casa de Absalão seu irmão.

E, ouvindo o rei Davi todas estas coisas, muito se lhe acendeu a ira.
Porém Absalão não falou com Amnom, nem mal nem bem; porque Absalão odiava a Amnom, por ter forçado a Tamar sua irmã.

(ll Samuel. 13:19-22)

Absalão mata Amnon e rebela-se contra Davi

E Absalão deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então o matareis; não temais: porque porventura não sou eu quem vo-lo ordenei? Esforçai-vos, e sede valentes.
(ll Samuel. 13:28)

A volta a Jerusalém - Davi continuava amando a Absalão e este deseja voltar. Joabe mediou este retorno e Davi o chamou de volta, mas durante dois anos Absalão não pode comparecer à presença do rei. Posteriormente a reconciliação aconteceu.

Ambições de Absalão - Absalão começou a traçar planos para substituir a seu pai no trono. Amon, seu irmão mais velho estava morto. Restava ainda Quileade, mas somente Absalão era de sangue nobre, porque sua mãe era filha de um rei. Mas se Davi quisesse poderia escolher um dos filhos mais jovens e rejeitar a Absalão. Tal direito foi exercido quando Davi escolheu a Salomão e este tornou-se rei, embora não fosse ele o herdeiro presuntivo por questão de idade. Em II Sam. 7:12 havia uma predição de que o rei seria sucedido por um filho que na época da profecia ainda não havia nascido. Muitos tinham conhecimento disso, talvez até mesmo Absalão.Com astúcia, Absalão convenceu a muitos para a sua causa, dando a entender que seria melhor juiz que seu pai.

A revolta - Os planos de Absalão começaram a se concretizar. Após quatro anos de seu retorno de Gesur a Jerusalém, ele já se encontrava preparado para dar o seu golpe. Retirou-se para Hebrom e ali se declarou rei. Contava com o apoio de grande parte da população e Davi teve que deixar Jerusalém e ir para Maanaim, do outro lado do rio Jordão, para se proteger e planejar sua resistência.

Triunfo de Davi em Jerusalém - Quando Absalão descobriu que Davi não se encontrava mais em Jerusalém, foi para lá e se apossou do poder sem qualquer resistência. Absalão, seguindo conselhos de Aitofel, (que fora conselheiro de Davi), perseguiu a Davi procurando não lhe dar tempo do golpe sofrido. Husai que havia sido enviado por Davi para ajudá-lo junto a Absalão, procurando ganhar tempo, convenceu a Absalão para reunir primeiro um contigente maior de forças que lhe garantisse a vitória. Isso feito, Davi teve tempo para reunir uma força poderosa, três divisões comandadas por Joabe, Abisai e Itai.

A batalha - Joabe, que era o comandante-em-chefe usou a tática de atrair o adversário para os bosques, para então cercá-lo. Fazendo assim, a maioria dos homens de Absalão foi destruída com facilidade, enquanto o restante fugiu.Isso se passou na floresta de Efraim .

Morte de Absalão - Quando Absalão fugia em uma mula ligeira, seus cabelos ficaram enroscados nos galhos de uma árvore e ele ficou suspenso no ar. Embora Davi tenha dado a ordem para que não o matassem, Joabe o transpassou com três dardos. Seu corpo foi jogado em uma cova, com um monte de pedras por cima .

A tristeza de Davi - O amor de Davi por Absalão sempre permaneceu o mesmo e a notícia de sua morte causou-lhe uma profunda tristeza .

Nenhum comentário: