R: Jose de Campos Camargo 75, Jardim Bandeirantes, Piracicaba / SP.

Seguidores

sábado, 30 de janeiro de 2010

Olhar Inocente?

OLHAR INOCENTE
E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.

Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus (Mateus.18:3-4)


E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.

E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?
Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.
E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
(II Sam. 11:2-5)

A princípio, foi só um olhar. Depois, um desejo. Finalmente, adultério. O pecado concebido em seu coração trouxe vergonha à vida de um homem segundo o coração de Deus. Mas, a tragédia não pára com sua traição e falta de fidelidade. O pecado não pode ser ignorado. Deve haver confissão e arrependimento ou o pecado vai continuar a crescer até que destrua tudo de bom e decente em nós.
Foi assim que aconteceu com Davi. O adultério, tão horrível quanto possível, não pôde ser contido. As coisas iam piorar ainda mais com Davi. Uma sede por maldade substituiu a fome por Deus nele. O adultério tornou-se uma conspiração. E uma artimanha maligna se tornou um ato de traição e assassinato. Como uma coisa dessas poderia acontecer com um dos servos escolhidos de Deus? A resposta para essa pergunta deveria fazer com que todo seguidor de Cristo caminhasse em dependência e humildade diárias de Deus.

Perceba a seqüência do pecado de Davi. Primeiro, ele olhou para Batseba. Depois, ele a desejou. Finalmente, ele agiu de acordo com a sua lascívia. Em qualquer momento Davi poderia ter confessado seu pecado e se arrependido. Ele poderia ter virado as costas quando a viu tomando banho. Mas, ele não saiu. Ele poderia ter confessado seus pensamentos a Deus e buscado livramento. Mas, ele não buscou. Ao contrário, pensamentos errôneos se tornaram lascívia e a lascívia, quando concebida, tornou-se adultério.
Davi poderia ter sido honesto com Deus e consigo mesmo naquele momento. Ele poderia ter confessado o que fez e se arrependido. Mas, ele não confessou. Ele tentou encobrir o seu pecado. Ele mandou Urias, marido de Batseba, ir para casa com sua esposa. “Depois, disse Davi a Urias: desce a tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo recebeu um presente da mesa do rei” (II Sm. 11:8). Davi queria que Urias tivesse relações sexuais com sua esposa, para que não fosse descoberto o que ele havia feito. Se Batseba engravidasse, Urias pensaria que o bebê era dele.
Contudo, Urias não foi para casa. Ele dormiu na entrada do palácio. Esta foi outra oportunidade para Davi confessar e se arrepender. Mas, ele não confessou. Pelo contrário, nasceu uma conspiração no seu coração. Ele mandaria matar Urias no campo de batalha. Davi disse a Joabe: “Ponde a Urias na frente da maior força da peleja. Então, retirai-vos de detrás dele para que seja ferido e morra” (v. 15). Um olhar inocente tornou-se um assassinato cruel. Poucas semanas antes, Davi provavelmente nunca teria sonhado que seria capaz de tal ato. Porém, seu ministério e vida nunca mais seriam os mesmos.

A grande tragédia do pecado de Davi é que em muitas etapas do caminho ele poderia ter se arrependido. Muitas oportunidades foram dadas a ele. Contudo, ele aninhou o pecado no seu coração e as trevas de seu pecado cobriram seu coração, o qual uma vez buscou apaixonadamente a Deus. Quando um líder ou obreiro cristão é exposto à armadilha do pecado, geralmente ele não é um fato isolado. Freqüentemente, há outras coisas que estão se acumulando por um bom tempo.
Há uma grande verdade para ser aprendida por todo seguidor de Cristo. O pecado nunca deve ser aninhado no coração. Todos nós vamos pecar. Mas, devemos ser rápidos em nos arrepender e acertar as coisas com Deus e com os irmãos. O pecado ignorado cresce e, finalmente, destrói todo semblante de espiritualidade em nós. A graça e misericórdia esperam por um coração arrependido, quebrantado e honesto. Mas, a morte e destruição esperam nos cantinhos escuros do pecado não confessado.
Se um pensamento ou desejo maligno entrou no seu coração, corra para a cruz com um espírito quebrantado. “... A um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Sl. 51:17).

Deus nunca permite que o pecado seja encoberto. Não importa quem o cometeu. Deus vai expor o pecado. Creio que Deus nos permitiu saber o que aconteceu com Davi para que aprendamos a não cair na mesma tentação. A primeira coisa que podemos aprender do pecado de Davi é que ele não começou com o adultério ou assassinato. Começou com o que alguns chamariam de “olhar inocente”. Todos os dias somos testados, quando abrimos uma revista, um jornal, assistindo a televisão, na rua, etc... temos que decidir, verei esta foto, este cartaz, este filme, esta novela, olharei para aquela pessoa ou escolherei a Jesus ?
A maioria das pessoas que cometem adultério não o fazem por causa de um momento de tentação insuportável. Normalmente, começa com um olhar inoportuno e malicioso, uma escolha errada.

Nenhum comentário: