R: Jose de Campos Camargo 75, Jardim Bandeirantes, Piracicaba / SP.

Seguidores

sábado, 23 de janeiro de 2010

Davi numera o povo, e Deus o castiga


1 Crônicas. 21:1-17

ENTÃO Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.
E disse Davi a Joabe e aos maiorais do povo: Ide, numerai a Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a conta para que saiba o número deles.
Então disse Joabe: O SENHOR acrescente ao seu povo cem vezes tanto como é; porventura, ó rei meu senhor, não são todos servos de meu senhor? Por que procura isto o meu senhor? Porque seria isto causa de delito para com Israel.
Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; por isso saiu Joabe, e passou por todo o Israel; então voltou para Jerusalém.
E Joabe deu a Davi a soma do número do povo; e era todo o Israel um milhão e cem mil homens, dos que arrancavam da espada; e de Judá quatrocentos e setenta mil homens, dos que arrancavam da espada.
Porém os de Levi e Benjamim não contou entre eles, porque a palavra do rei foi abominável a Joabe.
E este negócio também pareceu mau aos olhos de Deus; por isso feriu a Israel.
Então disse Davi a Deus: Gravemente pequei em fazer este negócio; porém agora sê servido tirar a iniqüidade de teu servo, porque procedi mui loucamente.
Falou, pois, o SENHOR a Gade, o vidente de Davi, dizendo:
Vai, e fala a Davi, dizendo: Assim diz o SENHOR: Três coisas te proponho; escolhe uma delas, para que eu ta faça.
E Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Escolhe para ti,
Ou três anos de fome, ou que três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do SENHOR, isto é, a peste na terra, e o anjo do SENHOR destrua todos os termos de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou.
Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do SENHOR, porque são muitíssimas as suas misericórdias; mas que eu não caia nas mãos dos homens.
Mandou, pois, o SENHOR a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens.
E Deus mandou um anjo a Jerusalém para a destruir; e, destruindo-a ele, o SENHOR olhou, e se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo destruidor: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Ornã, o jebuseu.
E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do SENHOR, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então Davi e os anciãos, cobertos de sacos, se prostraram sobre os seus rostos.
E disse Davi a Deus: Não sou eu o que disse que se contasse o povo? E eu mesmo sou o que pequei, e fiz muito mal; mas estas ovelhas que fizeram? Ah! SENHOR, meu Deus, seja a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai, e não para castigo de teu povo.

Uma das grandes lições que devemos aprender é que mesmo o homem segundo o coração de Deus, não está imune ao pecado. Basta um momento de descuido e o inimigo arma alguma cilada. Em 1 Pedro 5.8 diz que devemos ser vigilantes, pois o diabo, nosso adversário, anda ao nosso derredor querendo nos tragar.
O censo não foi o único motivo da indignação do Senhor contra Israel. Outros males a nação havia cometido e isto levou Deus a irar-se. Embora o texto afirme que Deus incitou Davi a numerar a Israel, 1 Crônicas 21.1, afirma que foi Satanás que incitou Davi. Na verdade o Senhor deu permissão a Satanás para incitar Davi. O poder do inimigo é limitado, só vai até onde Deus permite. (Jó 1.9-12; 2.4-6). Davi reconheceu que pecou gravemente contra o Senhor.

O texto diz que "o coração doeu a Davi, depois de haver numerado o povo". Satanás é astuto e age com sutileza. Às vezes sua oferta vem com aparência de algo bom, justo e santo e quando nos damos conta do mal que cometemos já é tarde demais. O adultério parece tão atrativo e bom; a desonestidade vem vestida do slogan: "O crime compensa!". No entanto, depois que caímos prostrados no chão, Satanás tira a sua mão e expõe todo o nosso vitupério como espetáculo para o mundo. Lembra do pecado de Acã? Do de Davi? E do pecado de Pedro?
Parece tão insignificante o ato de Davi ter numerado Israel, mas por trás de tudo isto, revela-se a soberba e a exaltação. Queria saber quantos estavam debaixo do seu poderio e o tamanho do seu poderoso exército. Para que isto se a nação não estava em guerra, e se Deus sempre foi aquele que garantiu a vitória à nação? Foi uma ação diabólica e de pura vaidade e ostentação.
Não são poucos os líderes hoje com esta atitude. São inumeráveis estatísticas para exibir o tamanho da "sua" igreja.

Davi não tentou encobrir a sua transgressão, pois sabia que não ria prosperar (Pv 28.13). Antes abriu o seu coração e disse: "Muito pequei no que fiz; porém agora, ó Senhor, poço-te que traspasse a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente". Repare que em nenhum momento culpou a Satanás, ou a nação. Apenas confessou: "Pequei", "fiz", "tenho procedido mui loucamente".
Somos habilidosos em arranjar desculpas e tentar amenizar o veneno do pecado. Colocamos apelidos nele revestindo-o com nova aparência, tornando-o bastante tolerável. Para muitos o pecado habitual se tornou em um grande e inseparável amigo de todas as horas. Confessa-o meu irmão, com toda a intensidade.
Podemos tomar a decisão de viver desconexo com a vontade de Deus. A carne e a vaidade deste presente século têm muitos atrativos. Lembre-se, porém do seu Criador, para quem terás que prestar contas. Um exemplo disto encontra-se em Amós 4.1-12, onde o Senhor repreende a nação de todas as maneiras, ela, porém não se arrepende, então ouve de Deus a palavra final: "... prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus". Este momento chegou para Davi, como veremos a seguir:

Creio que Davi se sentiu como a criança que fez travessuras e sua mãe prometeu contar tudo para o pai quando esse chegar do serviço. O rei estava acuado diante das palavras do enviado do Senhor. Temos muito tempo em toda a nossa vida, para abandonar o caminho errado por onde andamos, porém quando Deus nos chamar à juízo, não haverá tempo para arranjar desculpas. Simplesmente teremos de ouvir estas palavras: "Delibera, agora. E vê que resposta hei de dar ao que me enviou". "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar" (Hb 4.13).

Três propostas fez o Senhor a Davi e nenhuma era boa, porque o pecado sempre trás maus resultados. Tudo que o homem semear, isto colherá (Gl 6.7). Davi teria que escolher uma das três: Fome, perseguição pelo inimigo ou doenças. No aperto, preferiu cair nas mãos de Deus que é infinitamente mais poderoso do qualquer inimigo, mas também é infinitamente misericordioso.
Somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais. Deus nos deu o seu precioso Espírito e entregou o seu Filho por nós, para que alcancemos a salvação eterna, mesmo assim insistimos em viver fora dos seus planos, desonrando-o e rejeitando o seu presente, Jesus Cristo. A qualquer momento, poderá o Senhor, nos oferecer doenças, guerras, aperto financeiro etc. e de maneira nenhuma escaparemos da sua indignação (Pv 29.1).

Davi não disse o que queria que Deus fizesse, mas disse o que não queria: "Nas mãos dos homens não caia eu". Diante desta resposta, o Senhor enviou a peste, dizimando setenta mil vidas. Vendo o rei o destroço, ajuntou-se com os anciãos e prostraram-se diante do Senhor. Naquele momento é registrado na história bíblica, uma das mais comoventes confições: "E disse Davi a Deus: Não sou eu o que disse que se contasse o povo? E eu mesmo sou o que pequei e fiz muito mal; mas estas ovelhas que fizeram? Ah! Senhor, meu Deus, seja a tua mão contra mim e contra a casa de meu pai e não para castigo de teu povo" (1 Cr 21.17).
Uma atitude um tanto nobre, reconhecer que nossos erros afetam a igreja, nossa família e a sociedade.
Davi estava certo. O Senhor cessou com o mal porque a sua misericórdia dura para sempre.

Todos os seres humanos estão sujeitos a muitas falhas. O erro faz parte do nosso viver nesta carne fraca. Nós precisamos buscar em Deus mudanças, constantemente e, que devemos nos arrepender dos males que cometemos, prejudicando o próximo.
Pode ser que você e a sua família, bem como as pessoas com quem você convive, estejam sofrendo o dano conseqüente da sua vida errada. Arrependa-te. Nele há abundantes misericórdias. Onde abundou o pecado, superabundou a graça.

Nenhum comentário: