R: Jose de Campos Camargo 75, Jardim Bandeirantes, Piracicaba / SP.

Seguidores

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O Triste Fim dos Avarentos e Egoístas (Parte 2)

O Pecado de Acã

Êxodo.20:17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
O Pecado de Acã

O Senhor era com Josué, assim como foi com Moises, da mesma forma, como Ele abriu o Mar Vermelho, também fez com o Rio Jordão, para que o seu Povo atravessasse. A diferença é que desta vez o povo não estava fugindo, agora os Israelitas estavam recebendo Terra Prometida.
Deus estava cumprindo sua promessa, afinal os Israelitas voltaram a cumprir o Concerto entre Deus e Abraão, pois desde que saíram do Egito, ainda não haviam circuncidado os seus filhos. (Gênesis.17)

O Povo de Israel estava acampado defronte a cidade de Jericó, a sede principal da idolatria, lugar onde se dedicavam ao culto de Astarté, deusa da lua. Tinha os ritos e cultos mais degradantes da religião Cananéia.
Jericó tinha que ser tomada, para prosseguir rumo a Terra Prometida. Mas havia um grande obstáculo pela frente, pois esta cidade era fortificada, cercada de muralhas altas, e preparada para se defender. E para abrir seus portões à força e permitir a entrada do exército israelita, seria necessário escalar as muralhas, com grande risco de vida.

Era praticamente impossível realizar este feito, um Milagre. Mas nosso Deus é Deus de Milagres.
Da mesma maneira como o SENHOR havia aparecido a Moisés em uma sarça ardente, agora Ele apareceu a Josué, desta vez na forma de um homem com uma espada nua na mão. Josué, zeloso de sua posição de comandante dos israelitas, pediu que ele declarasse se era dos israelitas ou dos adversários. O homem respondeu que não era uma coisa nem outra, mas príncipe do exército do SENHOR.

As Ruínas de Jericó.

Josué logo percebeu que era o próprio SENHOR, prostrou-se em adoração e pediu suas instruções. Como fez com Moisés, o SENHOR o instruiu a tirar as sandálias de seus pés, porque o lugar em que estava era santo. Tirar as sandálias era um sinal de profundo respeito, reverência. Não que o lugar, em si, fosse um santuário mas a sua santidade consistia na presença de Deus nele, naquele momento.

O Senhor já havia dado a Vitória a Josué, antes mesmo da batalha. Deus desejava que eles compreendessem, que a vitória contra os habitantes de Jericó não seria deles, mas do Senhor. E que eles não deveriam lutar por si mesmos, mas que seriam instrumentos nas mãos de Deus para executar Sua vontade. Portanto, não deveriam procurar riquezas ou exaltação própria, mas com toda a glória de Deus.

Josué.6:2-5
2 Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.
3 Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.
4 E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
5 E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.

Havia uma advertência muito séria: A cidade será anátema (será destinada a destruição). Guardai-vos do anátema! Não toqueis, não toqueis delas cousa alguma.
Deus esperava que seu povo tivesse confiança e obediência total à Sua Palavra e não se amaldiçoasse ao Cobiçar os restos de Jericó. Mas Acã prevaricou-se em pecado secreto. Sua atitude foi desleal. A força da cobiça era mais forte que a sua vontade de servir a Deus. Ele Tomou para si duas coisas: Uma capa babilônica – (estava destinada a destruição) e 200 ciclos de prata. Uma barra de ouro de 50 ciclos. Este pecado de um só homem, tornou-se um desastre para toda a nação. Porque a Igreja de Deus é um corpo. O que um membro faz, afeta todo o corpo.

Este pecado teve um efeito cooperativo. Deus havia deixado Israel a própria sorte. Israel conheceu a Derrota na cidade de Ai. Mas o Senhor se reconciliaria, caso fosse eliminado a transgressão.
Acã foi descoberto, confessou tardiamente seu Pecado. A sua família participou do pecado da cobiça. Portanto, todos estavam sujeitos à condenação.

Josué.7:15
15 E será que aquele que for tomado com o anátema será queimado a fogo, ele e tudo quanto tiver; porquanto transgrediu a aliança do SENHOR, e fez uma loucura em Israel.

Josué.7:24-26
24 Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor.
25 E disse Josué: Por que nos perturbaste? O SENHOR te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los.
26 E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia de hoje; assim o SENHOR se apartou do ardor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor, até ao dia de hoje.

Nenhum comentário: